quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vila Isabel usará 4 mil perucas para contar a história do cabelo


Os cabelos sempre se constituíram como excelente adorno do rosto, tidos historicamente para a mulher como símbolo de sedução e para o homem como demonstração de força e 
todos os tipos de cabelos estarão no desfile da Vila Isabel na Marquês de Sapucaí, para ajudar a compor o enredo “Mitos e história entrelaçadas pelos fios de cabelo”, a carnavalesca Rosa Magalhães promete que ninguém vai ficar careca neste Carnaval. E, para garantir cabelos na cabeça de todos os componentes das 32 alas, a agremiação contratou Divina Soares, peruqueira do Theatro Municipal do Rio de Janeiro há 32 anos. Divina conta que quase quatro mil perucas vão mostrar a diversidade dos cabelos na avenida.

Para conquistar o título de campeã do Carnaval carioca, a agremiação quer apostar na beleza, irreverência e sensualidade do enredo. Deus Shiva, Sansão e Dalila e Rapunzel são alguns dos personagens que estarão presentes no desfile.

“É um pouco da mitologia relacionada com o cabelo, um pouco de história, um pouco de conto de fadas e um pouco de costumes. O conto de Sansão e Dalila, por exemplo, além de ser conhecido, tem uma coisa espetaculosa. Tem também um pouco de história do Brasil, que os negros escondiam o ouro no cabelo para comprar alforria”, disse Rosa. 

Os cabelos engraçados dos palhaços e as madeixas das “certinhas” de Lamartine Babo também estarão no desfile. A carnavalesca explicou que Lamartine, aliás, exaltou democraticamente as morenas, as mulatas, as ruivas e as loirinhas, todas naturalmente com lindos cabelos escovados, tratados e brilhantes. Essas “divas”, como eram chamadas, serão representadas numa das alas.




O desfile da Vila Isabel começará com os penteados gregos e fará uma viagem pela Índia e pela China, onde os cabelos representam o sol. A escola vai lembrar de T’ang, que ofereceu seus cabelos em sacrifício pelo seu povo, e que índios do Arizona (EUA) afirmavam que não perderiam a força vital se cortassem os cabelos de forma coletiva durante o inverno.

De acordo com a carnavalesca, o enredo também vai tratar do primeiro corte de cabelo do príncipe Herdeiro dos Incas, que coincidia com o momento em que era desmamado ao completar dois anos de idade. No mesmo momento em que cortava o cabelo, recebia o nome, tornando-se uma pessoa, fato que acontecia numa grande festa coletiva.

Penteados 

Num enredo que abordará o cabelo como tema principal, não faltarão penteados na Avenida. Rosa Magalhães adiantou que uma das alas virá com penteados diferentes e curiosos. Além disso, ela ressaltou o conto de Rapunzel, que será representado numa das oito alegorias que a escola vai levar para a Sapucaí.

“As tranças e os cabelos longuíssimos têm como simbolismo a submissão. A trança dos chineses, a das mulheres russas, e, até mesmo, a de Rapunzel da lenda de Grimm provam este fato. Porém, podem ser também símbolos de salvação como a de Lady Godiva, que se vestiu só com seus longos cabelos e livrou seu povo dos pesados impostos”, explicou.

Rumo ao tricampeonato

O desfile da Vila termina com o Rio de Janeiro, onde escravos exerciam as atividades de barbeiro e cabeleireiro no século XIX. Outra figura mística a ser citada pela azul e branca da Zona Norte será da africana Mami Wata, que possuía numa mesma cabeleira fios crespos, ruivos, loiros e lisos. “A Vila fará um desfile lúdico e tentador”, disse a carnavalesca. 



Campeã em 1988 com o enredo ‘Kizomba’, e em 2006 com “Soy loco por ti América – a Vila canta a latinidade”, a Vila Isabel tenta em 2011 o tricampeonato após terminar 2010 em 4º lugar, com "Noel! A presença do poeta na Vila". A rainha de bateria Sabrina Sato, o mestre Átila e o casal de metre-sala e porta-bandeira Julinho e Rute reforçam o time. Thatiana Pagung, ex-Rainha de Bateria da Mocidade, agora é da Vila Isabel. Ela vai desfilar em uma posição que a destaque.



E as grandes promeças serão Gisele Bündchen, patrocinada pela Pantene, que produz cosméticos para cabelos, a modelo vai encarnar a versão moderna da deusa Vênus, que na mitologia romana representa o amor e a beleza. 
Bárbara Borges entrará na avenida vestida de Dalila, que na história representa a mulher que seduz e trai Sansão.




Mayana Moura falou sobre sua expectativa em estrear no Carnaval carioca neste ano. “Estarei de Cleópatra na Vila Isabel, vou usar uma peruca”,  Gabriela Alves ficará com o personagem mais cobiçado dentro da escola, a Rapunzel 





A ex-bbb Ariadna será destaque a transexual desfilará no sétimo carro, que representa uma mina de ouro. Por conta disso, Ariadna virá vestida de dourado da cabeça aos pés e 
 Lia Khey também virá representando o ouro. Ela revelou como será sua fantasia: “Eu venho com um cabelão enorme e um biquíni dourado, todo trabalhado no Swarovski. A fantasia é levinha. Não quero muito peso porque quero sambar horrores na Avenida”.







Fontes: G1, R7, Veja e Quem news 





Nenhum comentário:

Postar um comentário